Relatos

Utilize este espaço para relatar o uso da Caixae-água em sua escola. Cite os pontos positivos e negativos, obtidos ao utilizar a caixa interativa em suas aulas. Deixe seu depoimento nos comentários abaixo.

"Seu retorno é importante para que possamos desenvolver uma material didático de qualidade a necessidade dos professores, assim como propiciar a compreensão aos estudantes de fatores extremamente relevantes como a água e a  interações com o ambiente".






43 comentários:

  1. Caros organizadores,

    Meu nome é Thiago vale, Professor de Geografia em SP e primeiramente gostaria de agradecer a postura pedagógica e científica vanguardista que vocês proporcionam a prática pedagógica para os professores brasileiros.

    Estou construindo o projeto caixa de areia e estou com dificuldades de encontrar um software para realizar as projeções em 3D topográficas.

    Vocês poderiam me indicar um software para utilizar nesse projeto?

    Agradeço a atenção e novamente parabens pela iniciativa!


    Att.

    ResponderExcluir
  2. Estamos com dificuldade na hora da calibragem do mundo, ao clicar na calibragem, não aparece nenhuma tela, há algo que precisamos fazer para funcionar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Mariana. Peço desculpas pela longa demora em responder. Você conseguiu resolver?

      Excluir
    2. Mauricio, a minha dificuldade no momento é a mesma. Ao clicar na calibração mundo o software não reconhece a câmera do kinect, isso aconteceu apenas duas vezes e acredito que tenha sido acidental. A câmera que é reconhecida é a do próprio notebook. Quando desligo esta, não aparece nada. Rodando pelo terminal volta a seguinte mensagem: Leu:0 error: capWebcam not accessed successfully
      Sabes o que pode ser, ou como fazer o programa acessar a câmera do kinect?

      Excluir
    3. Olá Adolfo
      Existe um arquivo destinado ao índice da webcam na pasta config. Deve chamar indexCamera. Tente trocar a câmara do Kinect para 0 e a do note para 1.

      Excluir
  3. Olá a todos! Construí uma caixa de areia. Segui as instruções de instalação até o final, fiz a calibração com sucesso, mas na hora de rodar o ARSandbox, dá algum problema. Clicando nos botões das aulas a tela do ARSandbox nem chega a abrir totalmente, só aparece rapidamente na barra de tarefas e já fecha. Alguém saberia como ajudar? Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Adolfo
      Desculpe a longa demora em responder. Você está usando qual distribuição do Linux?

      Excluir
    2. 17.1 Linux Mint. Acredito que o problema seja com a placa de vídeo ATI/Radeon utilizada. Não consegui instalar o driver do fabricante e o driver utilizado é o genérico do Linux. Vou tentar trocar de computador e aviso sobre o sucesso.

      Excluir
    3. A que temos aqui instalado funcionando é a Linux Mint Cinnamon 17.3. Mas talvez seja bom tentar resolver a questão da placa mesmo.

      Excluir
    4. Olá, Maurício. Troquei de computador, instalei a placa de vídeo corretamente. Fiz a instalação do caixa e areia, mas surgiram dois problemas. Um, na calibração do mundo não aparece a imagem da câmera do kinect, volta uma mensagem assim: "Leu:0 error: capWebcam not accessed successfully". Uma vez só apareceu a imagem, fiz a calibração, depois fiz a calibração do projetor, o alvo vermelho apareceu corretamente, tudo ok. Aí surge o segundo problema: quando mando rodar o ARSandBox pelas aulas, a projeção fica toda verde com pontos pretos, que era o mesmo que já tinha obtido antes com o computador anterior. Tens alguma ideia do que pode ser, ou o que devo fazer? Grato.

      Excluir
    5. Oi Adolfo
      Qual a distância do kinect para a areia? Como está a quantidade de areia na caixa?

      Excluir
    6. Por limitações do projetor tivemos de fazer uma caixa um pouco menor (80x60cm) e o kinect está a uns 70 cm da caixa, a areia está um pouco abaixo disso. Teria uma altura mínima?

      Excluir
    7. Oi Adolfo

      Indicamos 1,20m a distância do Kinect. Mas primeiro tenta ver a questão da câmera.

      Excluir
    8. Olá, Mauricio. Obrigado pelo retorno e pelas dicas. Uma boa notícia, o ARSandBox funcionou, finalmente, em um outro computador com uma boa placa de vídeo NVidia. Mas rodou apenas o programa original, o Caixa-e-agua continua com os mesmos problemas. De toda forma, o meu objetivo era que estivesse rodando amanhã e quarta para um evento aqui em Florianópolis. Passando, terei um tempo para voltar a testar o sistema com outras configurações. Ah, o kinect ficou a 80cm da areia.

      Excluir
    9. Que bom Adolfo! Quanto ao caixa e-água é o primeiro relato que temos de acontecer algo assim. Se você puder mandar alguns prints de tela dos problemas para o mail da caixae-agua@gmail.com eu agradeço.
      Valeu!

      Excluir
  4. Adolfo Lino você conseguiu fazer alguma simulação topografica depois de instalar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, Herbert. Depois de instalado, abre a caixa do projeto, por onde fiz a calibração, mas quando clico nas aulas o simulador não roda, só as projeções estáticas. Alguma ideia? Estou rodando em um notebook Acer, com processador Turion 64 2.0GHz, 2GB de RAM, placa ATI Radeon Xpress 1100 (drivers já atualizados).

      Excluir
    2. Nao tenho ideia tambem do que pode ser, estou com problemas tambem... Mas estou aguardando alguem do projeto me orientar.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Boa tarde pessoal

      Desculpem a longa demora em responder. Os problemas permanecem?

      Excluir
  5. Alguém conseguiu rodar esse software?

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Voce faz parte da equipe que criou o projeto, ou vc tbm esta tentando montar sua caixa?

      Excluir
    2. Aqui não conseguimos. Vamos testar em outro computador, talvez esteja relacionado à placa de vídeo, cujo driver que está rodando no linux é o genérico pois não consegui instalar o driver proprietário.

      Excluir
    3. Eu também vou instalar em um outro computador, mas estou com receio de nao dar certo.

      Excluir
    4. Bom dia, instalei em outro computador e deu certo... Agora vou calibrar com o projetor pra ver se esta tudo certo.

      Excluir
    5. Certo. Informe se tudo transcorreu sem problemas.
      Obrigado!

      Excluir
  7. Pedimos desculpas a todos que comentaram e não obtiveram respostas. As notificações estavam desativadas.

    ResponderExcluir
  8. Construi a caixa de 120cm x 80cm, qual a quantidade de areia vocês utilizaram?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Herbert
      Sugerimos 5 a 6 sacos de 20kg de areia fina.

      Excluir
    2. Obrigado! Qual foi a distancia que vocês deixaram do projetor e o kinect em relação a areia?

      Excluir
    3. O Kinect deve ficar a mais ou menos 1,20m da areia. O projetor é relativo pois depende da marca e modelo. A altura deverá ser aquela que você consegue uma melhor abertura de projeção.

      EXCLUIR

      Excluir
  9. Boa Noite,

    Comecei a construir a Caixa & Água e gostaria de saber qual o modelo de projetor utilizado

    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Não há um modelo específico. O importante é que ele fique em uma altura em que a projeção cubra o máximo da caixa de areia. Já fizemos com modelos Epson (inclusive portátil) e Benq e sempre funcionou sem problemas.

      Excluir
  10. Olá, estou trabalhando em cima do projeto e não encontrei o aplicativo Caixa e Água - Ciclo Hidrológico no Play Store. Poderiam me ajudar???
    Caso achem melhor meu e-mail é luisggcunhas_geo@hotmail.com para mandar o *.aia para eu poder instalar e/ou outra maneira.
    Att. Luís

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Não conseguimos identificar porquê não aparece na PlayStore da Google. Por favor, tente esse link:https://play.google.com/store/apps/details?id=com.Furb.CaixaEAguaCicloHidrologico

      Excluir
  11. Após a calibragem do Kinect o programa caixa e água trava e não consigo acessar nenhuma opção. Alguém saberia me ajudar?
    Estou usando um i3 com 8GB de RAM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Saulo. Você está usando a versão Linux Mint Cinnamon 17.3?

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.